Classificação científica - Poicephalus senegalus

Reino – Animalia
Filo - Chordata
Classe - Aves
Ordem - Psittaciformes
Família – Psittacidae
Sub-família - Psittacinae
Género - Poicephalus
Espécie – Poicephalus senegalus  - O género Poicephalus compreende 10 espécies nativas da África Sub-sahariana, que vão do Senegal à Etiópia, no leste e Cabo Horn, no sul.
Subespécie – Poicephalus senegalus senegalus
Nome comum – Papagaio do Senegal ou Massarongo
Geografia e Habitat – Os Papagaios Senegal são uma espécie muito bem sucedida e são nativas do continente Africano. É um pássaro da floresta aberta e savana. É uma espécie gregária, comunicam com uma gama de assobios e gritos. Vivem em árvores e em bandos. Estas aves são consideradas pragas agrícolas nos seus países de origem e são uma ameaça para os agricultores porque eles comem o milho, nozes, amendoim, figo, caju, etc. Culturas muito importantes nessas áreas.


Dieta – Aos meus senegais dou uma mistura de sementes para agapornis, fruta (maçãs, dióspiros, cenouras e banana). Também gostam de nozes, avelãs e granulado para papagaios. Como noutras aves, não se deve dar chocolate, sementes de maçã, cogumelos e cafeína.


Sexo - (Brevemente)

Comprimento23 cm

Peso120 a 170 gramas

Longevidade – Os Papagaios do Senegal vivem uma média de cerca de 25-30 anos em estado selvagem, mas há relatos de que em cativeiro chegaram até aos 50 anos.